Mercado financeiro registrou forte valorização de ações brasileiras após o primeiro turno, mas trajetória dependerá de medidas econômicas e fatores externos.
O resultado do primeiro turno das eleições presidenciais alterou as expectativas de investidores sobre a política econômica brasileira e provocou forte movimento nos ativos financeiros. Na segunda-feira, 5 de outubro, o Ibovespa subiu 7,70% e alcançou aproximadamente 206,9 mil pontos, enquanto o dólar comercial recuou 4,11%, segundo dados de mercado divulgados naquele dia.
O movimento ocorreu depois de Flávio Bolsonaro terminar a votação presidencial à frente de Luiz Inácio Lula da Silva e de partidos à direita ampliarem sua representação no Congresso. Parte dos investidores passou a atribuir maior probabilidade à adoção de uma agenda fiscal mais restritiva em um eventual novo governo. Essa leitura reflete expectativas do mercado, não políticas já executadas.
Empresas sensíveis aos juros e ao consumo doméstico figuraram entre as maiores altas daquela sessão. Ações de bancos, varejistas e companhias de serviços financeiros foram compradas diante da perspectiva de mudanças nas condições de financiamento e de redução de prêmios de risco.
A valorização não se distribuiu da mesma maneira entre todos os setores. Companhias exportadoras podem reagir de forma diferente à apreciação do real, uma vez que parte de suas receitas é recebida em moeda estrangeira. Preços internacionais de commodities e taxas de juros nos Estados Unidos também influenciam os papéis negociados no Brasil.
No dia 8 de outubro, o Ibovespa encerrou em 206.411 pontos e o dólar ficou próximo de R$ 5,02, mostrando que os preços continuam oscilando após o movimento inicial. A informação pertence ao fechamento daquela sessão e não representa cotação em tempo real.
Até a votação decisiva de 25 de outubro, novas pesquisas eleitorais, indicadores de inflação e manifestações de candidatos podem alterar o comportamento dos investidores. Oscilações de curto prazo revelam mudanças nas apostas do mercado, mas não demonstram, isoladamente, melhora ou piora imediata da economia real.





